quarta-feira, 22 de julho de 2009

5º Concurso Nacional - CONFEBRAQ

A cidade de Fortaleza se tornou a capital do São João nos dias 18 e 19 de julho. Os melhores grupos juninos do Brasil estiveram na terra da luz disputando o titulo de melhor quadrilha do Brasil pela CONFEBRAQ. O evento aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e a exemplo de 2007 o titulo ficou com uma quadrilha cearense, dessa vez com a PAIXÃO NORDESTINA, tornando o estado o maior vencedor da competição. Segue abaixo um breve resumo das quadrilhas que participaram do evento.

Paixão Nordestina – A Campeã Cearense era a mais esperada do dia. Com as arquibancadas totalmente lotadas a junina cearense deu inicio ao evento trazendo ao publico “A FÁBRICA JUNINA” com direito a operários, ferramentas, engrenagens e três enormes corações como alegorias. Destaque para o brilho das indumentárias e dos fãs que vibraram do inicio ao fim. A Paixão sofreu algumas modificações para disputar o nacional. Primeiro um trecho do casamento foi dublado para que todo o público pudesse ouvir e entender o sentido do tema, Segundo, reduziu o numero de pares para cumprir o regulamento que exigia apenas 28 pares, modificando assim também sua coreografia para cumprir os 25 minutos exigidos pelo festival.

Caipiras do Borocoxó – A quadrilha tocantinense deu um show de interpretação no arraiá cearense. Destaque para um brincante que interpretava um bêbado e todo momento dançava com uma garrafa enorme. A temática era o surgimento das fogueiras nos festejos juninos. Alem da fogueira como alegoria, a quadrilha trouxe um livro de onde saia o marcador da quadrilha interpretando São João.

Sedução Ranchista – A representante do Pará se apresentou com musica ao vivo, logo em sua entrada a quadrilha exaltou, com uma musica, a sua terra natal. Embora a música cantada no início da apresentação falasse do Pará, a temática apresentada homenageava o ilustre nordestino Luiz Gonzaga. Destaque para as indumentárias masculinas, todos caracterizados como o pernambucano rei do baião, com direito a sanfona e tudo.

Pau Melado – Diretamente da capital do Brasil, a quadrilha trouxe aos cearenses malas cobertas de chitão carregadas por homens caracterizados parecidos como vaqueiros. A grande surpresa desses malotes eram bonecas, interpretadas pelas brincantes, que num show de interpretação ganhavam vida para dançar quadrilha. O Distrito Federal já foi campeão da 2ª edição do evento com a quadrilha Mala Véia, que representou Brasília também em 2007 no 3º Concurso Nacional, acontecido também na capital cearense. Bem representado novamente, agora pela Quadrilha Pau Melado, os brasilienses arrancaram os aplausos fervorosos do publico.

Forró Asa Branca – A exemplo do festival regional de quadrilhas da Rede Globo, a Asa Branca foi a Bahia no Concurso Nacional. Muita movimentação em quadra, afinal de contas a junina baiana foi a única a trocar três vezes de indumentária mostrando assim um jogo de cintura fora do comum.

Tradição e Ritmo - A representante goiana montou um pequeno rancho no arraial e realizou toda a sua apresentação em seu material de cena. Destaque para o símbolo da quadrilha estampada nas camisas da indumentária masculina. Uma coreografia um pouco tímida, alguns passos lentos, a quadrilha representou seu estado pela primeira vez no concurso da CONFEBRAQ.

Junina Paraíba – um dos estados com fortes grupos, a Paraíba foi representada pelo “fogo” da quadrilha que leva o nome do estado. Uma enorme fogueira, como alegoria e muita movimentação em quadra fizeram acharmos por algum momento que havia mais de 28 pares em quadra, mas cumprindo o regulamento a risca a paraibana foi uma das mais aplaudidas do evento. Destaque para as indumentárias em preto e amarelo retratando bem a proposta do fogo e a fogueira.

Encanta Natal – Diferentemente do ultimo nacional acontecido em Fortaleza em 2007, uma estilizada foi a representante potiguar no festival. A quadrilha Padre Piná havia representado o Rio Grande do Norte no 3º Nacional. Muitas alegorias envolveram a apresentação da Encanta Natal, entre elas guarda chuvas enfeitados e grandes bandeiras usadas em uma coreografia pelos brincantes. Destaque para uma indumentária muito colorida e com bandeirinhas. A quadrilha retratava varias manifestações culturais nordestinas. A quadrilha foi penalizada em sua pontuação por ultrapassar os 25 minutos de apresentação exigidos pelo regulamento.

Pega Pega – Confesso que não cheguei a tempo de prestigiar a representante do Acre, então fica difícil comentar aquilo que não vi. O que pude ver foi apenas sua indumentária que contem alguns balões e alguns traços em xadrez. Peço desculpas à quadrilha e espero contato para que possa postar algo posteriormente falando sobre o trabalho da mesma.

Traque de Massa – Uma das mais esperadas pela nação quadrilheira. A campeã Pernambucana, com o tema “CINZAS DE UM HEROI” encantou o publico cearense com movimentações impecáveis em quadra causando um efeito visual lindo de se ver. Destaque para a corrida de jumentos e uma ferradura onde se alternavam homens e mulheres fazendo uma coreografia. Além do Campeonato pernambucano, a junina pernambucana conquistou o titulo do SESC (importante competição em Pernambuco) e o Nordestão 2009 – UNEJ que aconteceu em Recife. A Quadrilha foi penalizada com a perda de três pontos por usar pares a mais do numero exigido pelo regulamento.

Arrasta Pé - A representante do maranhão, terceira quadrilha a se apresentar no domingo, foi a que mais se assemelhou com o estilo das quadrilhas cearenses. Figurino muito bonito, destaque para a rainha com a indumentária de 2008 da Paixão Nordestina e o repertório também da quadrilha cearense, só que as músicas da paixão que foram usadas eram de 2006, quando a quadrilha completava 10 anos, mesmo tempo de existência que a quadrilha Arrasta Pé completou esse ano.

Pioneiros da Roça – Os balões da sergipana deram um colorido todo especial a competição. Balões que estavam por todo o figurino, tanto masculino como o feminino. Destaque para a disposição da junina em quadra com um alinhamento invejável. Como alegoria as mulheres viravam, utilizando uma das saias do figurino, balões de São João colorindo todo o arraial.

Forró de Minas – A mineira trouxe aos cearenses uma quadrilha no estilo dançado nas cortes européias. Vestidos em um tom só de cor (cada dançante com uma cor diferente), e paletó para os homens, todos usavam marcaras que só foram retiradas depois da coreografia de entrada.

Arraia do Furdunço – A grande surpresa, a segunda representante do Ceará, deu um show de tradição. Com uma Indumentária muito colorida e um repertorio bastante tradicional a junina de altaneira, interior do estado, homenageou celebridades da historia do Ceará. Destaque para o final da apresentação, quando uma criança interpretando um indígena usou um arco e na flecha lançou a bandeira do estado. Pena que a mesma ultrapassou a tempo de 25 minutos e apresentação e foi penalizada em sua pontuação. A quadrilha se classificou para o Nacional conquistando o XI Ceará Junino, que aconteceu dias antes no mesmo espaço do centro Dragão do Mar.

Toda a pontuação pode ser vista no link abaixo:

Notas do 5º Concurso Nacional de Quadrilhas


2 Comentários:

warley gonçalves Escola Municipal Oswaldo Cruz disse...

OI tudo bom galera..
O nacional foi massa não é mesmo..
eu tive a oportunidade de participar desta disputa que reuni as melhores quadrilhas do brasil...danço na quadrilha Forró de Minas e só tenho a agradecer a esta festa linda que o nacional proporciona não só para mim, mas para muitos outros dançarinos que tem essa paixão por quadrilha... um abraço

jader disse...

Eu quero comentar uma coisa, por que que a quadrilha eita junino do estado de roraima, esta dizendo a midia local que foi a campea do concurso nacional 2009, sendo que eles foram campeoes no festeiro de iguatu e não no nacional, eu peço que a confebraq tome alguma atitude.

copyright @2012 todos os direitos reservados desenvolvido por Patrick e Kbssão. tecnologia Blogger.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO